Consultoria em Logística e Transporte: por que contratar?


Quando os Processos Logísticos de uma empresa começam a demonstrar mais preocupações do que soluções para os gerentes do setor, fornecedores, transportadores e clientes, pode ser a hora de considerar a contratação de uma Consultoria em Logística.



Como a Logística está envolvida em várias áreas da empresa como compra de matérias-primas, produção, armazenagem, estoque, distribuição e transporte, é esperado que a integração entre essas áreas esteja em perfeita sintonia, funcionando adequadamente e a um custo previsto.

Quando os problemas neste relacionamento entre as áreas começam a aparecer ou os custos logísticos estão acima do esperado, temos a constatação de que uma Consultoria Logística se faz tão necessária.

Principalmente quando toda sua Logística está plenamente ocupada na realização das tarefas importantíssimas para a vida da sua empresa, ou ainda apagando rotineiramente os “incêndios” causados por processos que já não atendem mais clientes externos e internos.

Assim, vamos avançar no entendimento desta importante decisão de Contratar uma Consultoria em Logística.


O que é uma Consultoria em Logística?

Não existe uma “receita de bolo”, mas se analisarmos o perfil das empresas, em quaisquer tamanhos, notaremos que:

  • É formada por profissionais experientes no mercado, com vivência empresarial seja na indústria, comércio ou na própria prestação de serviços logísticos e de transporte;

  • Tem formação acadêmica que sustenta suas atividades, sempre relacionada ao tema Logística, Transporte ou até mesmo mais ampla como Supply Chain;

  • Possuí realizações em projetos desta natureza, sejam pela experiência profissional anterior à consultoria ou por projetos já executados na atual atividade.


Quais são as atividades da Consultoria em Logística?

Basicamente podemos considerar que seja o entendimento do status das operações logísticas da sua empresa, desde a estrutura, custos, nível de serviço e principalmente, os problemas mais impactantes, com poder de propor soluções e principalmente de implantar as modificações.

As principais atividades na Consultoria em Logística são:


  • Mapeamento de todos os processos logísticos, cuja atividade já permite identificar o cenário atual da logística da empresa contratante, quais são os pontos fortes e os problemas dessa área;

  • Análise de riscos, os problemas são nivelados de acordo com os riscos que eles oferecem para o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos ou Supply Chain;

  • Avaliação dos indicadores, cujos números e comparações, ajudarão demonstrar a relação de custo entre o orçado e o realizado, nível de aceitação das atividades perante os clientes e ao final quanto está a entrega dos processos logísticos desenvolvidos;

  • Diagnóstico do cenário dos processos logísticos, reunindo todas as informações levantadas, evidenciando os problemas enfrentados e quando possível comparado às melhores práticas do mercado;

  • Proposições de melhoria num novo cenário, estabelecido como um projeto ou plano de ação, tomando como base o diagnóstico encontrado, em que são recomendadas as modificações e restruturações necessárias aos processos logísticos, contendo um faseamento adequado para que a empresa possa manter sua atividade e de forma paralela, modificar ou corrigir o que está sendo proposto;

  • Implantação, uma vez que foi diagnosticado, recomendado e devidamente aprovado, uma Consultoria em Logística é capaz de implementar as modificações ou reestruturações propostas, demonstrando que os resultados esperados, serão atingidos.


Quais são os seus benefícios?

Uma Consultoria em Logística possuí uma visão externa, especializada, ampla e isenta, ao passo que muitas vezes, os profissionais internos das empresas acabam entrando em uma rotina automatizada e acomodada, não conseguindo demonstrar ou convencer porque os problemas nos processos logísticos estão acontecendo.

A consultoria pode trazer novas soluções, métricas e métodos para os problemas que sua empresa não consegue enxergar.


Reduz custos nos processos logísticos

Por um investimento financeiro realizado na contratação de uma Consultoria em Logística, sempre é esperado um retorno financeiro ou um melhor nível de serviço.

Assim a adoção de indicadores de desempenho comparados antes e depois do projeto são uma forma de constatação destes resultados que agora estão atingidos. Logicamente que sempre validados internamente pela empresa que percebe este retorno do investimento.


Oferece soluções mais simplificadas e eficientes

Como o objetivo da consultoria é reestruturar a Logística de uma empresa, é natural que seus processos sejam modificados, adequando-os as necessidades internas e externas.

Entre as soluções logísticas mais presentes estão:

  • Implantação de Sistemas WMS, TMS, YMS, Gestão de Entregas e Roteirizadores, entre os mais comuns;

  • Adoção, troca ou substituição de PL-Parceiros Logísticos ou de Transportes, sejam pontuais, por operação ou definitivos;

  • Novas estruturas logísticas como armazéns, lay-outs, plantas ou centros de distribuição;

  • Operações logísticas de cross-docking, last mile, milk run, entre outras mais utilizadas;

  • Uma Logística Reversa que está sendo necessária e exigida nas atuais práticas ambientais.


Qual são os melhores momentos para a sua contratação?

Existem sinais mais claros para a contratação de uma Consultoria em Logística, seja pela percepção dos problemas enfrentados, notação dos custos elevados, fim ou desistência de parceiros ou até mesmo o impedimento de realização de algum processo logístico, frente ao risco, tecnologia ou competência.

Quando os custos e os desperdícios na área logística começam a incomodar e a solução não é encontrada internamente, é o momento de buscar um olhar externo. Um consultor, geralmente com uma vasta experiência de mercado, saberá analisar os pontos que precisam ser revisados e economizados.

Finalizando, podemos comentar que a falta de integração entre as diversas áreas da empresa com o setor logístico, ainda é uma das mais presentes causas desta necessidade. Principalmente quando os processos estão desalinhados, a comunicação não é eficaz e principalmente a estratégia da empresa não está sendo compartilhada ou planejada adequadamente. Um simples lançamento de um novo produto ou nova exigência de entrega de um cliente em potencial, poderá trazer sérios problemas de satisfação, não atendimento e alto custo.

Muito importante é não enxergar uma Consultoria em Logística como a solução mágica e perfeita para os seus negócios. Ela pode sim trazer conhecimentos externos, aumentar sua qualidade operacional e reduzir custos logísticos, mas sua contratação precisa ter um foco e a aceitação da direção da empresa. Do contrário, o plano de melhorias proposto terá pouca eficácia e não deverá atingir os resultados esperados.


Você acredita que uma Consultoria em Logística poderia ajudar o seu negócio?

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